quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

ENTREVISTA: Fabricio Forg



Nome: Fabricio Forganes (Real) Fabricio Forg (profissional)  
Contato: (13) 3238.4737 
Email: ffor.arq@gmail.com


Qual a sua Formação?
Técnico em edificações pela E.T.E. Aristóteles Ferreira em 1998, Arquiteto e Urbanista pela Universidade Católica de Santos em 2007, com especialização em Geometria Sagrada pela Universidad de Buenos Aires, 2009.


Quando começou a gostar da área?
Na verdade, embora quando criança sempre tenha como passatempo “castelos de areia” a vontade de criar espaços arquitetônicos só apareceu durante o período do ensino médio, quando estudei Edificações e acabei me encantando por arquitetura. Posteriormente, trabalhando com arquitetos em vários projetos, identifiquei o vasto campo onde poderia atuar, e defini ingressar em arquitetura, reconhecendo esta como minha vocação.

Como é sua forma de inspiração?
Tudo me inspira. Leio muito e estudo muito, principalmente em livros e revistas. Treinei meu olhar para ver detalhes, e identificar potencial arquitetônico em muitas coisas que passam despercebidas por outras pessoas. Visito feiras, gosto de conhecer bons projetos sejam comerciais ou residenciais. Atualmente também venho me inspirando muito em mostras de arte e desfiles de moda: consigo identificar a relação entre as artes, o que me permite fazer uso, por exemplo, de misturas ousadas de estampas como quem compõe uma roupa em uma casa.

Qual estilo você mais usa?
O meu estilo é o do cliente. Busco reconhecer seu universo para criar o habitat perfeito, capaz de lhe conferir muita felicidade. Contudo, se há necessidade de identificar um traço no meu trabalho, reconheço que sou contemporâneo ao misturar peças muito antigas com ícones da contemporaneidade.

Como você avaliaria hoje o seu primeiro projeto? E qual foi?
Iniciei com projetos em espaços comerciais. Acho que foram corretos para a época, muitas vezes porque não tinham como meta um espaço com apelo estético, mas funcional. Esta experiência me proporcionou um crescimento grande como arquiteto, entendendo a infraestrutura necessária para determinados espaços, e possibilitando projetos comprometidos com o conforto, funcionalidade e, posteriormente, estética.

Seu melhor projeto/realização?
O último. Acredito que cada vez que um cliente antigo me indica ou retorna ao meu escritório, fiz um bom projeto. Os anos me deram bagagem para compreender traços marcantes em meus clientes, criando o espaço correto para a realização de seus sonhos.  Contudo, no momento venho atuando como Museólogo e Curador no Museu de Arte Sacra de Santos, trabalho diferenciado onde posso apresentar um outro lado Forguiano , me dando grande feedback sobre nesta área de atuação, e complementando um lado meu que estava adormecido: a veia artística sacra.
Uma gafe da área (erro)?
No começo de minha atuação como profissional me envaidecia com o poder de criar espaços e algumas vezes quis insistir em coisas que eram ideias que só funcionariam na minha cabeça. Hoje entendo mais o cliente, e desenvolvo o projeto exatamente como ele deseja, trazendo a tona sua verdadeira essência, sem preconceitos. Isso é uma boa dica para os mais novos!

Já criou alguma peça ou mobiliário?
Sempre que viajo tenho como habito a imersão cultural. Como de tudo, vou em tudo, tento viver como o habitante local. Esse exercício sempre me propicia a elaboração de coleções de mobiliário, como a que elaborei em minha última viagem à Pernambuco. Agora começo os estudos funcionais para que este móvel me convença. Tenho alguns que me convenceram mas ainda não apresentei ao mercado. Quem sabe em 2013!

Feiras que já participou e como participou?
Sempre que possível participo de mostras de decoração e arquitetura em Santos ou São Paulo.


Premios?
2° lugar na categoria projetos comerciais no ano de 2011.







Um objetivo: Criar arquiteturas de felicidade!


Uma conquista: Atuar como professor e curador em um Museu de Arte.


Algo mais a contar? Escreva abaixo:
Aos que se interessaram em conhecer mais sobre arquitetura para espaços sagrados, vai meu blog: www.arqsagrado.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares