segunda-feira, 11 de março de 2013

LEED Leadership in Energy & Environmental Design

Vamos lá.
Mais um assunto para o blog.

Aqui, nesta postagem, fala de uma certificação de sustentabilidade.
E essa pesquisa, foi realizada para um trabalho que as professoras do meu curso de Design de Interiores da faculdade Unisanta - Santos, passou para a turma.
Como é um assunto que muitos vão precisar entender, aqui vai a pesquisa e minhas atividades:
Os locais de pesquisas foram passados pelas professoras da matéria.


-----------------------------------------------------------------


O GBC Brasil é um dos 21 membros do World Green Building Council, entidade supranacional que regula e incentiva a criação de Conselhos Nacionais como forma de promover mundialmente tecnologias, iniciativas e operações sustentáveis na construção civil.

O sucesso da atuação do GBCB pode ser medido pelo crescimento da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no Brasil. Em 2004, o selo recebeu o primeiro pedido de um empreendimento brasileiro e também da América Latina.

Hoje, o país é o quarto no ranking mundial de construções verdes com 51 prédios certificados e 525 em processo de certificação, atrás apenas dos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e China que possuem, respectivamente, 38.940, 807e 758 empreendimentos em processo de certificação LEED. 

O GBC trabalha na divulgação das melhores práticas adotadas, incluindo tecnologias, materiais, processos e procedimentos operacionais, bem como promoverá o sistema de certificação LEED (Leadership in Energy & Environmental Design) no Brasil.

O que é  LEED??
 (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações. Criado pelo U.S. Green Building Council, é o selo de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Além dos diferentes tipos e necessidades, a certificação também tem diferentes níveis de acordo com o desempenho do empreendimento como Silver, Gold e Platinum.

Atualmente o GBC Brasil disponibiliza os seguintes tipos de LEED:

LEED NC – Novas construções e grandes projetos de renovação
LEED ND – Desenvolvimento de bairro (localidades)
LEED CS – Projetos da envoltória e parte central do edifício
LEED Retail NC e CI – Lojas de varejo
LEED Healthcare – Unidades de saúde
LEED EB_OM – Operação de manutenção de edifícios existentes
LEED Schools – Escolas
LEED CI – Projetos de interiores e edifícios comerciais

Empreendimentos brasileiros - entre bancos, hospitais, escolas, laboratórios de saúde, supermercados, prédios comerciais e outros - possuem acertificação LEED - Leadership in Energy and Environmental Design. Mas você sabe o que, de fato, esse selo verde representa? Criado em 2000, pelo USGBC - Conselho de Construção Sustentável dos EUA, o LEED orienta e atesta o comprometimento de uma edificação com os princípios da sustentabilidade para a construção civil - antes, durante e depois de suas obras. 

- atendimento a necessidades locais, definidas pelos próprios profissionais da GBC, que variam de empreendimento para empreendimento..  

Em seguida, a edificação cadastrada passa pelo processo de avaliação do GBC que, no Brasil, leva em conta sete quesitos: 
- uso racional da água; 
- eficiência energética; 
- redução, reutilização e reciclagem de materiais e recursos; 
- qualidade dos ambientes internos da edificação; 
- espaço sustentável; 
- inovação e tecnologia e 

Cada quesito tem um peso diferente na avaliação - a categoria Eficiência Energética, por exemplo, vale 37 pontos, enquanto a categoria Qualidade dos Ambientes Internos vale 17. O empreendimento avaliado pode conseguir até 110 pontos, sendo que, para receber a certificação LEED, é preciso ter pontuação superior a 40. Quanto maior a pontuação da edificação, melhor será o nível do selo conquistado. Existem quatro tipos: 

Selo LEED, conferido a empreendimentos que tiveram mais de 40 pontos; 
Selo LEED Silver, para edificações com mais de 50 pontos; 
Selo LEED Gold, para empreendimentos com pontuação superior a 60 e 
Selo LEED Platinum, para edificações que conquistaram mais de 80 pontos. 



UMA NOVA VERSÃO DO LEED VEM AÍ Para este ano, o USGBC promete o lançamento da versão 4.0 da certificação LEED. Mais exigente, a nova versão pretende atender às atuais necessidades do setor da construção civil no campo da sustentabilidade e está prevista para ser divulgada em março.

Nesse video abaixo, fala um pouco, e um resumo de tudo aquilo que está explicado aqui em cima. Mas vale assitir, ouvir e entender.

Vocabulários do video:
COV's = Compostos Orgânicos Voláteis = Material orgânico  misturado a tinta, acabamentos, selagens que prejudicam a saúde. 

Green Building = Prédio verde = Prédios que diminuem os consumos básicos, como: Água (Ex: Descarga no vaso sanitários, torneiras de sensor, reuso das águas pluviais) Energia (Ex: Vidros na estrutura para usar melhor a iluminação natural, estrutura de ventilação natural, equipamentos mais duráveis e econômicos, placas sinalizadoras de neon, lampadas de LEED ) 

To go Green = Ter idéias verdes, consumir menos, fazer as coisas durarem, comer coisas mais naturais, menos industrializadas, usar equipamentos que gastem menos energia.

----------------

A empresa Green Building Council Brasil, também promove cursos para a área de construção.
Independente se é da área de Engenharia, Arquitetura ou Design.
FONTES: 
Green Building Council Brasil Clique Aqui
Planeta Sustentavel: Clique Aqui
Portal 2013: Clique aqui




Um comentário:

  1. Muito interessante e útil esse post!! =)

    http://justserendipities.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postagens populares