segunda-feira, 15 de abril de 2013

MOFO, BOLOR e UMIDADE

Em uma viagem, uma amiga me contou e está indignada com a quantidade de umidade na parede do quarto dela, me contou com tanta preocupação, que hoje vai ter publicação sobre o assunto.
Pois a família dela está com muitos problemas respiratórios e ainda por cima o prédio para onde ela se mudou foi entregue em julho do ano de 2012, e agora em abril de 2013 dando tanto problema assim, não dá para ficar.
Enquanto a construtora não resolve o problema, ela vai ter que correr com um especialista, ou com as dicas aqui do blog.

Vejas as fotos e veja se é isso que tem em casa:






Então veja as soluções abaixo:



O que vai conter na postagem?


-Dicas de outros sites

-Orientação de fabricantes
-Locais onde encontrar esses matérias
-Vou colocar o LINK das lojas com os valores desses produtos também. (Pois muda)
-Tinta propria para acabamento, e para evitar mofo e bolor.

-------------------------------------------------------------------
LOCAL DE ORIGEM DA PESQUISA: VIAPOL

Em períodos chuvosos, é muito comum encontrar manchas escuras nas paredes, geralmente causadas pelo excesso de umidade. Essas manchas podem sofrer complicações e causar mofos nas paredes ou a degradação de pinturas, o que prejudica tanto a estética, quanto a estrutura de uma obra. Para que as chuvas deixem de danificar o interior da casa, é importante saber como acabar com a umidade nas paredes.
umidadeAntes de tudo, é preciso descobrir qual é a origem do problema. A umidade nas paredesinternas de uma casa pode vir tanto do seu interior, por infiltração, quanto pela umidade do ar dentro de casa. Uma boa dica é colocar um recorte de papel alumínio na área afetada por algum tempo. Caso a umidade se condense entre a parede e o papel, significa que ela é interna. Se a umidade for do ambiente, a parte visível do papel é que ficará condensada.
Umidade interna na parede
Quando a origem da umidade é no interior da parede, é necessário a aplicação de um produto impermeabilizante.Verifique se as manchas estão descendo ou subindo pela parede. Dessa forma, será possível identificar se o problema é no teto ou no piso da casa. As maneiras de solucionar o problema de infiltração podem variar de acordo com sua origem.
Umidade de fora para dentro da parede
Quando a umidade ocorre de fora para dentro da parede, onde acaba ficando mais visível, antes de tudo, é necessário remover a pintura e massa corrida até de 30 cm acima da mancha e chapiscar a superfície do tijolo. Feito isso, basta aplicar um revestimento impermeabilizante, como aVIAPLUS TOP ou VIAPLUS 1000. As demãos podem ser aplicadas com intervalos de duas ou três horas. Nesse caso, é recomendado ter um profissional qualificado para auxiliá-lo nesse problema e aplicar o produto da forma correta.
Umidade do ambiente
excesso de umidade e a falta de ventilação no ambiente podem se refletir nas manchas e deteriorações das paredes do cômodo. Para resolver esse problema, algumas dicas simples já podem ajudar:
  1. Evite  deixar móveis, como armário ou cama, encostados em paredes que não recebam luz solar;
  2. Procure deixar as janelas e cortinas abertas por um período do dia, para que haja circulação do ar;
  3. Evite o uso de carpetes em cômodos pouco iluminados pelo sol e com pouca ventilação.
Em casos mais simples, para retirar as manchas de umidade das paredes, passe uma esponja umedecida com detergente na região. A solução de um copo de água sanitária misturada com 5 litros de água, passada com um pano, mata os fungos e renova a aparência da parede. Se necessário, aplique diariamente tais produtos para chegar ao estado natural da tinta.
Descobrir a origem do problema é a melhor forma de resolvê-lo e evitar que a umidade volte.
----------------------------------------------------------------------------------
LOCAL DE ORIGEM DA PESQUISA: FAZ FACIL
A umidade
Antes de qualquer investimento em produtos contra a umidade, devemos tentar evita-la :
  •  colocando calhas no telhado (para evitar que pingos respinguem nas paredes),
  •  retirando qualquer material úmido que esteja perto ou encostado nas paredes,
  • se o solo é muito úmido fazer o piso da casa acima do solo.
  • se possível eliminar sombras que possam atuar sobre a casa,
  • verificar se existe algum cano vazando dentro da parede,
  •  ventilar o ambiente o mais possível  seja de uma maneira natural (abrindo portas e janelas) ou mecânica (com ventilador ou desunificador).

Problemas com umidade…Mofo e bolor são causados pelo mesmo fungo e proliferam em locais que concentrem muito calor e umidade.
Dicas que podem resolver:
Seu quarto mais do que frio está úmido – o que ocasiona esta sensação de frio – e isto é sempre um problema.
O ideal era poder fazer alguma reforma para sanar definitivamente o problema, às vezes abrindo nova janela, etc..
Mas…. nem sempre isto é possível.
Existem atitudes para minimizar a umidade.
Basicamente o fato está em aumentar artificialmente a ventilação do ambiente de forma a acelerar o processo de evaporação da umidade.
É esta umidade concentrada que forma o mofo ou bolor nos objetos do ambiente.
Uma solução, caso você não tenha boa aeração natural do ambiente (janela por onde entra sol e vento) seria instalar um ventilador e usá-lo com frequência de forma a criar uma boa circulação do ar. Par melhorar devemos mudar a iluminação. Mesmo a luz artificial, gera um pouco de calor que ajuda na evaporação da umidade.
Faça com que seu quarto seja mais iluminado, acrescentando abajures que use lâmpada incandescente – mesmo que de 40 wats (gasta menos). Isto já aumenta o calor do ambiente. Se for possível – compre um pequeno aquecedor portátil e use-o, mesmo que sejam só 15 min. diários – aquecedores gastam muita energia – sua conta de luz vai subir um pouco.
Para os cantos escuros e úmidos – como nos armários, você poderá usar produtos anti-mofos que se vendem nos supermercados.
Eles ajudam muito contanto que você sempre respeite seu tempo de uso, pois eles absorvem umidade até a saturação. A partir daí não são mais eficientes e é preciso trocá-los. Antes de colocar o produto anti-mofo, dê uma boa limpeza nos cantos que acumulam mofo (o bolor é uma cultura de fungos). Use produtos de limpeza doméstica e seque bem o local.
Se você tiver cantos de armário que fiquem encostados a paredes eternamente úmidas, forre-os com plástico para retardar o contato com a umidade. Limpe todo o bolor dos objetos. Com esta boa faxina, você poderá enfim guardar tudo e colocar o produto anti-mofo nos pontos estratégicos.

Como eliminar umidade em rodapés?

Retirar os resultados da umidade de rodapés é simples, mas terminar definitivamente com a umidade depende de eliminar o que a esta provocando. Seja um cano furado dentro da parede, aterro encostado, ou a chuva tem de ser controlado para que possamos eliminar a umidade definitivamente.
Como fazer :
  • Remover todo o revestimento, chegado na alvenaria, até a altura de 1,5 metros a partir do rodapé.
  • Aplicar um produto impermeabilizante, como por exemplo o VEDAJÁ com broxa ou trincha, na forma de pintura, em 2 a 3 demãos, obedecendo intervalo de aproximadamente 6 horas entre elas.
  • Chapiscar com cimento: areia (1:3), amolentar a mistura com BIANCO: água (1:2), até obter a consistência desejada.
  • Refazer o reboco com argamassa cimento: areia(1:3), adicionando 2litros de VEDACIT/ saco de cimento (50kg).

Umidade nas paredes e rodapés (2)

Fundações não impermeabilizadas ou com falhas permitem que a água do solo seja absorvida por capilaridade pelas alvenarias que absorvem esta água, causando o efeito de umidade nos rodapés de paredes.
Outra causa para esse tipo de umidade é a batida da água de chuva que provoca infiltrações nas paredes.

Remova todo o revestimento contaminado, além dos resíduos de carbonatação (depósitos de sais na superfície), obtendo uma superfície sólida.

Também pode ser utilizada uma desempenadeira específica para raspagem do revestimento contaminado.
Dependendo da gravidade do problema, pode ser necessário chegar até a alvenaria.


Após a remoção do revestimento contaminado, deve-se garantir que a base esteja limpa, sem pó, óleo, tinta ou qualquer outra substância que impeça a boa aderência da argamassa de reparo.


Lave com água limpa, removendo todos os resíduos.


Bolhas e Descascados

Veja se existem infiltrações ou vazamentos, a presença de água pode promover o aparecimento de bolhas e impedir a aderência da tinta.
Para reparar uma parede com bolhas ou descascando começa-se por raspar a região estragada com uma espátula de aço, depois usa-se uma lixa e quando já estiver nivelada limpa-se com um pano úmido para retirar toda a poeira.
Se houver irregularidades na parede, corrigir com massa acrílica (massa corrida) e alisar com lixa fina.
Aguardar secar, aplicar selador e pintar em três demãos.
----------------------------------------------------------------------------------
PERGUNTA DO YAHOO: LINK - LINK 2

Como acabar com a umidade da parede?

Acabei de contruir minha casa a mais ou menos a 1 ano,e as paredes ja estao cheio de umidade vindo da base.Estou pensando em reformar minha casa quero saber qual e o melhor produto que existe no mercado para acabar com a umidade da parede?

Melhor resposta 

Neste caso você terá que fazer o seguinte:
Retire toda massa até chegar no tijolo na altura do mofo existente, mas o ideal seria 1 metro.
Aplique um impermeabilizante rígido do tipo" VEDAJÁ".
Refazer a massa aditivando com VEDACIT.
Depois é só passar massa corrida e pintar novamente.
Nunca mais vai ter mofo.

2 -Melhor resposta

Têm que fazer da forma correta, siga os passos abaixo:

Remover todo o revestimento, chegado na alvenaria, até a altura de 1,5 m a partir do rodapé. Avançar com a impermeabilização no piso aproximadamente 40 cm, para evitar que a umidade possa infiltrar no encontro do piso com a parede. Aplicar o VEDAJÁ ou VEDATOP com B R O X A ou trincha, na forma de pintura, em 3 a 4 demãos, obedecendo intervalo de aproximadamente 6 horas entre elas. Chapiscar com cimento:areia grossa lavada (1:3), amolentar com a solução BIANCO:água (1:2), até obter a consistência desejada. Refazer o reboco com argamassa cimento:areia média (1:3), adicionando 2 kg de VEDACIT/saco de cimento (50 kg), espessura 1 cm.

Obs.: Fazer a impermeabilização com o tempo estável. É imprescindível o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Para mais informações sobre os produtos, por favor, consulte as fichas técnicas: BIANCO, VEDACIT, VEDAJÁ e VEDATOP.

Pronto sua parede estará protegida da umidade.

----------------------------------------------------------------------------------------


                          ----------------------------------------------------------------------------------------
                                                                  ONDE ENCONTRAR:
C&C
Telhanorte
DICICO

Outras casas de materiais de construção.
----------------------------------------------------------------------------------------

MATERIAIS DE VEDAÇÃO:

Vedapren para Parede 3,6 Kg  -  Otto Baumgart   Link

Indicado para impermeabilizar paredes externas sujeitas a batidas de chuva. Pintura elástica impermeável e lavável para viadutos e obras expostas às intempéries

Vedajá 18 Kg  -  Otto Baumgart Link

Imperm. de caixas d' água, piscinas, poços de elevadores, etc

Vedacit Balde 18 Litros  -  Otto Baumgart  Link

Impermeabilizante para concretos e argamassas. Vedacit é indicado para: reservatórios e canalizações de água, revestimentos externos, pisos e paredes em contato com a umidade do solo, assentamento de tijolos nos alicerces, concreto impermeável.

Manta Líquida Vedapren Fast Branco 24kg  -  Vedacit   Link

- Impermeabilização de: . lajes de cobertura; . terraços;. calhas de concreto;. áreas frias (banheiros, cozinhas, áreas de serviço).

Vedatop Otto Baumgart 18kg  -  Vedacit  Link

É um revestimento modificado com polímeros acrílicos de alta aderência e impermeabilidade.
Adere perfeitamente a concreto, bloco cerâmico e de concreto, fibrocimento, reboco e demais bases cimentícias.
VEDATOP não é tinta de acabamento, embora permita que as paredes recebam pintura.

Recuperação Anti-Umidade para Áreas Internas E Externas 25kg  -  Quartzolit  Link

Revestir paredes em áreas internas e externas, Assentamento das primeiras fiadas nas alvenarias de vedação evitando umidade vinda do solo, Pequenos reparos e reformas em geral 

Viapol Contra Umidade Galão 3,6 Litros  -  Viapol Link

Aditivo impermeabilizante que, misturado a argamassa ou concreto, impede infiltração e umidade.

Viaflex para Parede Balde de 18kg  -  Viapol  Link

Viaflex Branco é indicado para impermeabilizações expostas, que não necessitam de proteção mecânica, tais como:
Lajes expostas sem trânsito; Abóbadas e sheeds; Vigas-calha e calhetões pré-fabricados; Telhas de fibro-cimento.


Impermeabilizante Contra Umidade Frasco 1 Litro  -  Viapol Link

Contra Umidade é um impermeabilizante hidrófugo que reage com o cimento, bloqueando os capilares da estrutura, interrompendo desta forma, o desenvolvimento da umidade em áreas abaixo do nível solo, como: piscinas enterradas, sub-solos, poços de elevadores

Viaflex Fita Auto-Adesiva 20cmx10m  -  Viapol  Link

A alta e permanente adesividade garante a adesão em:
- Concreto; - Telhas (metálicas: fibrocimento e concreto); - Rufos e calhas metálicas; - Proteção de tubulação PVC exposta ao tempo;
- Dutos de ventilação e ar condicionado; - Cantoneiras, furgões, carrocerias baú; - Barraca de camping; - Fechamento das sobreposições em sistema de subcobertura.

Veda Umidade Flex 18kg Link
reservatorios/caixa dágua/piscina/alicerce/areas frias;


                                                     TINTAS PARA ACABAMENTO:

IMPORTANTE
Todas essas tintas são ótimas para o problema apresentado nesse tema. Mas outra forma de prevenir e não deixar juntar sujeira ou mesmo as bactérias  use sempre tinta esmaltada ou acrilica. A fosca para parede comum, é mais difícil de limpar e manter uma manutenção. Além da durabilidade. Não incha e não quebra. Pois ela é elástica.
Mas não esqueça, primeiro resolva o proplema da parede para depois passar as tintas.


Tinta Acrílica Anti-Mofo Branca 18 Litros  -  Metalatex - Sherwin Williams Link

Tinta Metalatex Anti-Mofo Branco 3,6 Litros  -  Metalatex - Sherwin Williams Link

Tinta Acrílica Fosca Chega de Mofo 900ml Branco Coral Link
Com Coral Chega de Mofo, você aplica a tinta diretamente sobre o mofo, sem limpar antes. É uma tinta acrílica com nova tecnologia fungicida indicada para paredes externas e internas. Secagem rápida, acabamento fosco, boa aderencia e resistência.

Tinta Acrílica Super Lavável Branco 18 Litros  -  Coral  Link

Tinta Acrílica Super Lavável Branco, oferece um sofisticado acabamento acetinado. Seca rapidamente, tem odor suave e deve ser diluída em água potável. 
Pode ser usada em superfícies internas e externas de alvenaria, massa corrida, massa acrílica, concreto e sobre texturas, possibilitando a criação de uma atmosfera suave e muito acolhedora. 

Tinta Esmalte Acetinado Branco 3,6 Litros - Ref. 53384712  -  Suvinil Link


Tinta Látex Pva Branco 18 Litros - Ref. 53362346  -  Suvinil Link


                           ----------------------------------------------------------------------------------------

                                                                                            CURIOSO:



IMPORTANTE:

Nunca ouvi falar desse aparelho. De repente pode ajudar alguma coisa.

Anti Mofo Eletrônico 127v Ref. 6930  -  DNI Link

Instalar em quartos, armários, estantes, bibliotecas, etc. Inibe ácaros, mofo e germes.
Não cobrir o aparelho

2 comentários:

  1. Adorei suas dicas...tenho observado que quando a gente tem esse tipo de problema precisa fazer manutenção da pintura com maior frequencia, é o preço que pagamos por não ter começado da forma correta, fazendo impermeabilização desde a fundação ou construindo acima do nível do terreno quando é muuuuito úmido. Onde eu construi minha casa na verdade era um (literalmente) brejo!

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Helena...
    Tem que derrubar e começar de novo ou sempre fazer a manutenção.

    ResponderExcluir